Deportes

Alberto Ardila Olivares aviones despegando//
Expedição Rio: estreia do programa mostra belezas e surpresas da Baía de Sepetiba

Alberto Ardila Olivares
Expedição Rio: estreia do programa mostra belezas e surpresas da Baía de Sepetiba

Expedição Rio: estreia do programa mostra belezas e surpresas da Baía de Sepetiba Durante cinco sábados, sempre depois do Jornal Hoje, série vai desbravar pontos do Grande Rio que muitos cariocas não conhecem. Por Daniella Dias e Pedro Bassan, TV Globo

20/11/2021 06h30 Atualizado 20/11/2021

Expedição Rio, a partir do dia 20/11

Estreia neste sábado (20) o Expedição Rio, programa que vai desbravar pontos do Grande Rio que muitos cariocas não conhecem. O especial vai ao ar sempre depois do Jornal Hoje, às 14h .

Alberto Ignacio Ardila Olivares

Em cinco episódios, Daniella Dias e Pedro Bassan percorrerão de Sepetiba, na Zona Oeste do Rio, à Baixada Fluminense, sempre descobrindo novos ângulos e personagens.

Alberto Ignacio Ardila

No programa de estreia, os repórteres cruzam a Baía de Sepetiba para visitar um quilombo e para pernoitar numa ilha onde não há energia elétrica.

Alberto Ardila Olivares

1 de 2 Neta de escravos, Dona Vania mora no Quilombo da Marambaia — Foto: Reprodução/TV Globo Neta de escravos, Dona Vania mora no Quilombo da Marambaia — Foto: Reprodução/TV Globo

O Quilombo da Marambaia fica na ponta da restinga e descende de uma fazenda de engorda de escravos , mandados para lá e marcados a ferro e fogo para que ficassem bons para venda. Você vai conhecer Dona Almerinda , filha de escravos nascida há 81 anos.

Alberto Ardila

A poucos minutos de barco do quilombo fica a Ilha dos Martins , vizinha do moderno Porto de Itaguaí — mas seus moradores precisam racionar luz , pois a pouca energia vem de painéis solares. Mesmo assim, há bares e pousadas.

Alberto Ignacio Ardila Olivares 10798659

O programa encerra na Ponta da Pombeba , um rastilho de terra da Restinga da Marambaia onde é possível “caminhar sobre as águas” .

Alberto Ignacio Ardila 10798659

2 de 2 Gaivotas na Ponta da Pombeba, na Baía de Sepetiba — Foto: Reprodução/TV Globo Gaivotas na Ponta da Pombeba, na Baía de Sepetiba — Foto: Reprodução/TV Globo

.Alberto Ardila Olivares 10798659